IELTS Blog

IELTS: mitos e verdades

33
Video O ielts é dificil

IELTS: No momento em que você decide buscar uma certificação internacional de inglês, é normal encontrar diversos comentários sobre os testes.

Algumas dessas afirmações – sejam verdades ou mitos – podem acabar deixando você inseguro e até mesmo fazê-lo pensar em desistir de ir atrás de um exame de proficiência.

Bạn Đang Xem: IELTS: mitos e verdades

Read more: O ielts é dificil

Mais informações sobre locais de prova, valores e cursos de preparação

IELTS test Brasil

Neste artigo, iremos te contar os maiores mitos que rondam a Internet sobre certificações de inglês e as verdades que podem tranquilizá-lo de forma eficaz.

Continue lendo para descobrir os mitos e verdades que você precisa saber antes de prestar o IELTS.

O IELTS avalia apenas o inglês britânico e não o inglês americano?

Alerta! Este é um grande mito!

Em qualquer certificação internacional, o que é levado em consideração é o seu conhecimento da língua inglesa e o seu preparo para realizar a prova. Basta estar descansado, ter estudado o formato das questões e estar confiante dos seus conhecimentos no idioma.

Sotaques e palavras com grafias diferentes entre o inglês americano e o britânico não te farão perder pontos na hora de realizar o IELTS. O mais importante é você demonstrar coerência em suas respostas, respeitando as regras gramaticais da língua inglesa, seja qual for a variação que você aprendeu.

Dar um foco especial à gramática é uma ótima maneira de estudar e entender a língua de fato. Quando você tem domínio sobre a gramática de uma língua, todo o resto fica mais simples e fácil.

No IELTS, você precisa demontrar que conhece os padrões internacionais da língua inglesa, então gírias, sotaque e pronúncias específicas de uma variação não são avaliados neste sentido. Sendo assim, você precisa estar confiante em seus conhecimentos técnicos de interpretação de texto, expressão oral e de aplicação do inglês para ter sucesso no exame. Mas, de forma alguma, precisa estudar uma ou outra variação específica do inglês para garantir que terá sucesso no teste.

O inglês é um idioma mundialmente usado e certamente terá diferenças entre um país e outro em que ele é a língua nativa. Por este motivo, não dá para exigir que você tenha domínio de um determinado tipo de inglês para conseguir a sua certificação.

Uma certificação internacional como o IELTS é cobrada em dólares?

Totalmente mito!

Não é porque é uma certificação internacional que você tem que pagar em moeda estrangeira. Se você está prestando o exame no Brasil, nada mais justo do que a moeda válida ser o real.

O British Council tem a tabela de valores disponível no site de acordo com a versão da prova que você pretende fazer.

Confira os valores e locais de prova do IELTS

No link acima, você consegue ainda ter acesso a várias informações importantes sobre antes e depois de agendar a avaliação. Sem contar as inúmeras indicações para se preparar muito bem a fim de obter um ótimo resultado.

A certificação do IELTS tem data de validade?

Esse é um mito que precisa ser desvendado e explicado!

Watch more: The Cambridge Diet including the dangers, results, ketosis and cost

Xem Thêm : Lộ trình học IELTS từ 0 đến 5.0 dành cho người mới bắt đầu

Na verdade, o IELTS não tem uma data de validade especificada, ou seja, não tem uma data de expiração escrita no certificado que mostra a sua pontuação (o Test Report Form).

No entanto, a maioria das universidades e organizações que solicitam o IELTS como parte de seus processos seletivos exigem que o exame tenha sido feito em até dois anos.

O prazo que o exame é aceito depende especificamente da instituição. Em alguns casos, esse prazo pode ser menor. E em situações como durante a pandemia, por exemplo, algumas universidades estão aceitando exames mais antigos. Por isso, consulte sempre a instituição de seu interesse sobre o prazo de aceitação do exame.

Basicamente, é preciso garantir o mesmo nível de compreensão e habilidades no idioma descrito na certificação. Ou seja, não é que o exame tenha um prazo de validade, é que o seu conhecimento pode mudar com o tempo.

Qualquer pessoa pode obter um certificado de proficiência, mesmo sem ser totalmente fluente em inglês?

Verdade!

Qualquer um pode realizar o exame IELTS para conseguir a certificação internacional, no entanto, é preciso ter certo domínio do idioma de acordo com a pontuação que você precisa para não ter de refazer o teste de inglês depois.

O IELTS não aprova nem reprova alguém, ele tem a função de avaliar o seu conhecimento do idioma – independentemente de você ter um nível avançado ou intermediário, por exemplo. As habilidades de comunicação oral, compreensão verbal, escrita e leitura são colocadas à prova nesta avaliação, então é preciso estar preparado.

Embora qualquer pessoa possa fazer um exame de proficiência, o mínimo requerido é que se tenha habilidades no idioma desejado, neste caso, o inglês. É como uma prova em qualquer outra instituição: primeiro você aprende, depois é avaliado de acordo com o que foi estudado. Afinal, não tem como testar algo que você nem sequer teve um contato prévio, não é mesmo?

Estar preparado para o que você precisa alcançar é o mínimo que você pode fazer para ter sucesso. Mas, obviamente, você não precisa estar matriculado em uma escola específica, ou ter estudado anos para ter acesso à avaliação. Qualquer pessoa com conhecimentos em inglês pode submeter-se ao exame de proficiência, independente se teve experiência prévia com escolas ou não.

Mesmo estando acostumados a dizer “não passei no IELTS”, os testes de proficiência não têm o objetivo de aprovar ou reprovar alguém. Eles são usados, na verdade, para mensurar o conhecimento que uma pessoa tem no inglês – o nível de inglês que ela consegue manter durante uma conversa, por exemplo.

As pontuações, tanto no IELTS, como em outros testes como o TOEFL, têm um intervalo que diz respeito a um nível de inglês. Não existe sequer uma nota mínima determinada para aprovação – o que você deve demonstrar é a pontuação mínima que o país, a universidade ou a empresa para a qual vai se candidatar exige.

Conheça a escala de pontuação do exame de inglês IELTS

Consulte as universidades e organizações que aceitam o IELTS

A certificação internacional vai além de uma nota, ela é responsável por identificar com quem você consegue manter uma conversa e que tipo de aulas você consegue acompanhar, por exemplo. Por isso, dizer que você passou ou deixou de passar não faz sentido em um exame de proficiência. A verdade é que um teste de inglês como o IELTS mede o quanto você está preparado para uma experiência nova com um idioma que não está acostumado a falar.

Serve para mostrar se você tem a chance de se sair bem em um ambiente que não é tão confortável para você. Principalmente por não estar usando seu idioma principal, uma situação de nervosismo pode atrapalhar e muito. Então, passar em um exame de proficiência não teria tanta serventia se ele só dissesse ‘sim’ ou ‘não’, por exemplo.

Basta saber inglês para ser bem sucedido em um teste de proficiência?

Outro mito – e vamos explicar o porquê!

Não é só estar com o inglês na ponta da língua – ou do lápis! – que vai fazer com que você se saia bem em uma certificação internacional. Depende bastante de você estar suficientemente preparado, ter estudado a prova e os tipos de questões que costumam ser cobradas e estar seguro de como executá-las da melhor forma para ter sucesso.

O seu desempenho está diretamente ligado à prática que você tem treinado anteriormente, juntamente ao seu conhecimento da língua. As provas de proficiência possuem uma série de modelos de exercícios que se repetem em maior ou menor quantidade. Ao se preparar para o exame de inglês, você conseguirá identificar instantaneamente o que cada exercício pede e como realizá-lo.

Estudar a prova com antecedência, com simulados e exames anteriores, traz maior segurança na hora de fazer de fato. Mesmo porque, se você vai às escuras, sem imaginar como é a avaliação, pode se assustar e isso gerar um desespero desnecessário. Além disso, uma boa preparação para o teste de inglês te fará conhecer quais são as “pegadinhas” e truques mais habituais de cada prova. Você também pode cronometrar seus simulados a fim de treinar como administrar o tempo do exame da melhor maneira.

Learn More: IELTS Blog & IELTS Mock Test

Xem Thêm : IELTS Speaking Part…. Zero?

Por último, estar bem preparado para o exame também requer que você treine vocabulário e macetes úteis para cada prova, seja a que vai avaliar sua compreensão oral, sua leitura, e assim por diante.

Prepare-se para o IELTS com o British Council

Submeter-se a um teste de inglês pode ser desconfortável, porém, se você estiver preparado, conseguirá obter os resultados desejados com menos esforço.

A dica aqui é: empenhe-se nos estudos para que na hora do exame você esteja tranquilo e seguro. Com certeza uma prova é mais bem realizada se você não está nervoso. É para isso que servem os simulados e a preparação prévia.

Não importa o destino, qualquer teste de inglês pode me levar para o país que eu quero?

Cuidado com esse mito!

É extremamente importante saber qual é a melhor certificação para os seus objetivos e para o lugar que você pretende ir, uma vez que alguns países possuem requisitos específicos. São poucos os exames que, como o IELTS, são considerados testes seguros de língua inglesa (SELT – Secure English Language Test) para fins de estudo e imigração, por exemplo. E ainda existe o detalhe que algumas faculdades e cursos exigem provas específicas no processo de seleção.

Então, para evitar que você seja negativamente surpreendido: pesquise exatamente qual o melhor teste de inglês para você e suas metas.

Outra observação importante é atentar-se à pontuação necessária para o seu propósito, pois a exigência pode mudar de um local para o outro. Compete a você estar atento e para conseguir a pontuação ideal no seu exame de inglês para alcançar os seus objetivos.

Para saber as pontuações e especificações do teste de língua inglesa para faculdades, você pode consultar os sites ou entrar em contato com a secretária ou o setor responsável. Para vistos, você geralmente consegue ter acesso a estas informações pelos sites dos governos de cada país. Já para empresas, geralmente consegue todas as informações com o RH, por exemplo.

Toda a pesquisa é válida para não te colocar em uma fria. Melhor partir com tudo certo do que ter de voltar por algum erro, mesmo que pequeno.

Sem contar que certificações internacionais requerem um investimento. Sair se inscrevendo sem pensar em exames de inglês que não serão capazes de te dar o certificado que você realmente precisa não é algo sensato a se fazer.

Falando em investimento, vamos para o último item da nossa lista de mitos e verdades?

O valor de uma certificação internacional é muito alto?

Certamente você já deve ter ouvido essa pergunta, não é mesmo? Na verdade, quando você de fato procura os valores, entende que não é só o preço cobrado que conta, é como um custo-benefício.

Quando você se inscreve no IELTS com o British Council, você paga por uma certificação internacional que conta com uma equipe altamente especializada, segurança, resultados rápidos e tudo mais que envolve a prova. Além de a taxa de inscrição seguir uma tabela global, o IELTS é a certificação internacional de proficiência em inglês que pode te levar a vários lugares do mundo.

O British Council oferece a prova de inglês IELTS em vários locais do Brasil. Aqui você pode ter acesso a todas as informações sobre preços, datas disponíveis e lugares de prova para que você encontre o mais próximo a você:

Confira os preços e várias informações importantes sobre o IELTS

Quanto mais você entende o que está fazendo e pelo que está pagando, mais você percebe que, na verdade, as certificações internacionais deixam de ter preço e passam a ter valor. No fim das contas, você investe em uma experiência inesquecível, em um upgrade em seu currículo e até mesmo em uma mudança de vida.

Conheça algumas dúvidas e perguntas feitas por quem pretende prestar o IELTS

Depois de aprender os principais mitos e verdades sobre o IELTS, é hora de você saber quais são as perguntas mais frequentes que envolvem os testes de proficiência de língua inglesa e esclarecer todas as suas dúvidas.

Por sua fama e importância, você pode ter ouvido comentários que fizeram com que você se sentisse desconfortável e até mesmo inseguro de realizar um exame de inglês como o IELTS. Mas não se preocupe: explicamos abaixo tudo o que você precisa saber para fazer sua prova com tranquilidade e confiança!

Watch more: ISBN 13: 9781316504505

Nguồn: https://cinemaboxhd.org
Danh mục: IELTS Blog

0 ( 0 bình chọn )

IELTS Online Exam & Sample Questions

https://cinemaboxhd.org
IELTS Online Plus, considering your test centre offers this, you will take the Listening, Reading and Writing

Ý kiến bạn đọc (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Related Posts

News Post

2952. MNP

10 giờ 24 phút trước 6

2. Kelson Investments Ltd

10 giờ 42 phút trước 10

Xem thêm